0

NOARQ

Mami House . MATOSINHOS

NOARQ . Mami House . MATOSINHOS  (1)

NOARQ . photos: © João Morgado . + dezeen

Single family house in Matosinhos, Portugal.
_

 
Programa
 Moradia unifamiliar na Rua dos Caçadores em Perafita, Matosinhos, para um casal jovem com um budget de 90 000 €. O lote tem uma área total de 390 m2
 Sítio
 A forma do terreno é de geometria irregular, aproximando-se a uma fatia triagular, encaixado numa situação de gaveto. A topografia é sensivelmente plana e não acompanha a pendente da rua no sentido Poente.
 Organização
 A casa é constituída por dois pisos acima da cota de soleira, com uma área bruta de construção de 162 m2 e uma cércea de 6,0m. A mancha de implantação da casa tem a forma de um quadrado de 9 m de lado, a que corresponde uma área de 81 m2 que se repete no primeiro andar. O programa divide-se por pisos entre as funções sociais e serviço e as funções privadas. Ao rés-do-chão foram reservadas as funções sociais e de serviço à habitação. Ao primeiro andar atribuíram-se as funções de reserva e descanso.
 O espaço do piso 0, organiza-se em torno de um bloco de serviços e arrumos, libertando o restante espaço em circulação contínua.
 O piso 1 divide-se em 3 quartos e sanitário de apoio, a partir da escada central e corredor de acesso.
 Iluminação:
 As aberturas do edifício foram orientadas preferencialmente, pela seguinte ordem de importância: Sul, Nascente e Poente, tomando em consideração o mínimo dos 25% da área pavimentada, para promoção do aquecimento solar passivo.
 Construção:
 A casa será elevada sobre um sistema estrutural de paredes, lajes em betão armado aparente pelo interior e revestida pelo exterior num sistema Etics de isolamento térmico. Os pavimentos interiores serão integralmente executados em microbetão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>