Bruno Dias Arquitectura . Luis Ventura Arquitectura . photos: © Hugo Santos Silva . + archdaily
Na principal entrada da vila de Ansião, com o seu ar rígido e imponente destaca-se como edifício o Quartel dos Bombeiros.
Uma volumetria irregular, com uma base de implantação recortada e descontrolada resultante da falta de ornamentação nas alterações e ampliações que ao longo do tempo foi sofrendo.
Com o aumento da corporação e dos seus meios, voltou a sentir-se a necessidade de ampliar as instalações, recorrendo ao logradouro baldio que possui nas traseiras como local a intervir.
Como ponto de partida a qualquer base conceptual, procurou-se perceber junto dos profissionais a disciplina das exigências de funcionamento que viriam a resultar numa arquitetura seriada pela coerência organizacional.
Como principais premissas ao projeto destacou-se a necessidade de se construir sem afetar a pré–existência, mas com o intuito de no futuro, numa nova intervenção fazerem parte integrante um do outro. Programaticamente pretendia-se adicionar novas valências e melhorar algumas existentes.
O quartel existente e a ampliação proposta em forma de forma de L, fincada aos taludes existentes, criam a parada no seu interior provocando o sentido de unidade para um espaço exterior que surge como resposta a um programa vazio que serve os trabalhos e as atividades das corporações ao ar livre.
_